terça-feira, 31 de março de 2009

Formula exata

Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida
Goiânia, 26 de março de 2009
Disciplina: Língua Portuguesa - Redação
Professora: Luzia Marina Keller Morloc
Aluna: Demilly Rutielly Narciso Siqueira Série: "A" Matutino

Fórmula exata
Pensamos muitas vezes que o padrão de felicidade é contituido de um emprego bem sucedido, um bom salário, que dê para ter um padrão de vida melhor e uma família maravilhosa. Mas pensando bem, será que é assim?
Sempre procuramos encontrar aquilo que nos trazem felicidade, que possa provocar bem estar. Às vezes pelo trabalho tentamos nos encaixar numa profissão que possa nos trazer contentamento. Outras pelo estudo, pelo prazer de estar aprendendo mais.
Quando temos um bom emprego, onde temos "prazer" em passar a maior parte do nosso dia, podemos dizer que é uma felicidade momentânea pelo fato de ser passageira.
Como é bom sabermos que temos um dos melhores empregos, que ganhamos um dos melhores salários e que podemos contar sempre com ele no final do mês. Pensa como é gratificante sabermos que estamos adquirindo mais conhecimento, mais cultura e que no futuro teremos mais chances de conseguir um bom emprego.
O padrão de felicidade não existe, e não tem fómula exata para encontrá-la; a felicidade depende de cada um.
Dinamizadora: Luzia Keller

Projeto "Cultura na biblioteca"










O projeto do professor Antonio em conjunto com a bibliotecaria Ângela pretende incentivar os alunos a frequentarem a biblioteca e a leitura de livros. Os alunos assistem a um vídeo que trata do assunto cultura e posteriormente podem conhecer, ler e fazer empréstimos de títulos que tratam do assunto.



Dinamizadora: Marta Martins

segunda-feira, 30 de março de 2009

Mostra de ciência

Apresentação de um vídeo elaborado pelos professores do Colégio Olga Mansur realizados nas aulas de química. Aula sobre densidade. Segundo momento, pesquisa sobre as vidrarias usadas no laboratório de ciências.

Professor: Sebastião Destefano

Turmas: 1ª "I" e "J" Vespertino

Dinamizadora: Luzia Keller Informática
Daniel Ciências


Apresentação dos trabalhos sobre os anos 60






Com o objetivo de estudar os anos 60, no Brasil e no Mundo, fazendo com que o jovem de hoje tome contato com seu passado político, social e cultural. E saibam responder "Por que incríveis anos 60?" e "O que pos fim aos anos dourados?". Foi executado com sucesso o trabalho da professora Aguimas nas Segundas séries do Ensino Médio.
Dinamizadora: Marta Martins

Artigos sobre a reforma ortográfica

Os alunos e alunas da professora Maria Alderiza realizaram pesquisas sobre as mundanças que a o acordo ortográfico traria para a Língua Portuguesa e criaram um artigo, alguns foram selecionados e foram publicados aqui para que todos pudessem apreciá-los:
___________________________________________________________________________________
Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida
Nome(s): Katiuscci Lopes, Tainara Ramos, Ana Cláudia,Raissa Bueno
Turma: 3ª serie “A”

Aprendendo a conviver com o novo

A reforma ortográfica foi um meio de unificar as regras da língua portuguesa nos países que já falam como: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e outros.
Surgirão algumas dificuldades para as pessoas que aprenderam do modo “antigo”, pois estão acostumados com a velha grafia. Para as crianças que estão começando a alfabetização o processo de aprendizagem será mais fácil, porque pegaram a reforma no início.
As editoras terão que reformular os livros de acordo com as novas regras: uso de hífen, trema, acento diferencial, circunflexo e acento agudo, assim como o aumento das três letras no alfabeto que passará a ter 26 letras.
Deve-se ressaltar que todos terão mudanças, inclusive os outros países como, por exemplo, Portugal, que mudará sua grafia, desaparecendo
o “c” e o “p” de palavras em que essas letras não são pronunciadas.
A mudança é visível em todos os países, portanto deve-se aprender a conviver com o novo. Muitos terão dificuldades, mas é normal também superá-las, ao pensar que é uma mudança favorável para país no todo. Um desses benefícios é a unificação das culturas entre povos diferentes, como também na escrita, pois os textos poderão ser lidos com maior facilidade, porque não necessitará de revisão entre os países que participam da reforma. Logo vale lembrar que o que muda é língua escrita e não a falada.
______________________________________________________________________
Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida
Alunos: Kelvin Oliveira, Rafael Vitor, Renata da Rocha, Vinicyus Miranda, Yago Souza
Turma: 3º C



Os novos conceitos da reforma ortográfica

Assim que entrar em vigor, a reforma ortográfica trará benefícios em todos os países lusófonos, tanto na economia, quanto na escrita e cultura popular.
O acordo ortográfico melhorará e reformará alguns costumes no sentido do intercâmbio cultural, na mídia, em livros didáticos, além de tornar a língua portuguesa oficial em relação a ONU.
O acordo fora criado para solucionar algo que normalmente não é um problema para a sociedade, pois apesar das diferenças ortográficas, as variantes da língua portuguesa são perfeita e confortavelmente inteligíveis pelos seus leitores.
É necessário que se faça a divulgação da nova reforma nos meios de comunicação, pois se acredita que desta forma se tornará mais fácil a sua compreensão e entendimento.
Apesar da reforma ter sido aprovada internacionalmente em 1991 e sancionada em 2008, só agora os brasileiros começarão a sentir o preço do novo aprendizado na mente e no bolso.
___________________________________________________________________________
Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida
Nome(s):Stéfani, Marilia, Nájilla, Mariane
Turma: 3ª D


Mudanças na língua portuguesa

A reforma ortográfica continua causando polêmicas em todos os colégios, nas ruas, e em todo lugar onde é comentada. Pois podemos dizer que a reforma vai nos ajudar a ter uma melhor comunicação entre lugares onde se falam a língua portuguesa.
Diferente de Portugal que irá mudar na sua ortografia 1,6%, o Brasil irá mudar apenas 0,45% na sua ortografia. E os benefícios que poderão nos trazer e pelas alterações que sofreu o nosso português no Brasil, será um ótimo preço a pagar.
Para o povo, e principalmente os nossos professores serão difíceis as adaptações, mas não será impossível. No entanto para o iniciante no estudo do português será mais fácil aprender do que se adaptar.
Mesmo com as dificuldades, a reforma vai ser algo para beneficiar a todos, pois irá unificar a língua portuguesa.
_____________________________________________________________________________
Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida
Nome(s): Ana Paula Batista
Turma: 3ª E


Reforma Ortográfica: Um desafio linguístico

A nova reforma ortográfica exigira empenho das pessoas, pois será necessário estudar mais, ler mais e até escrever mais.
A população dos países de língua portuguesa que fazem parte do acordo precisará de novos livros, dicionários e maiores informações sobre as mudanças da grafia. Uma vez que elas são ponto positivo para a unificação da língua e também um modo de conhecer um pouco da cultura dos outros países.
Por mais que tenha gerado polêmica em muitas pessoas e críticos serem contra, há sim vários benefícios para todos. Por que não mudarmos a nossa grafia? Sim, somos capazes de em quatro anos nos adaptarmos a escrever diferente.
Essas mudanças serão importantes na realização de documentos oficiais, nas obras literárias e nas translações internacionais. Porque até hoje há pessoas que não possuem o habito de ler e escrever, mas com todas essas mudanças elas serão abrigadas a se informarem, a lerem e escreverem para se atualizarem.
Pelo menos poderemos ter a certeza de que em quatro anos, as pessoas estarão se interessando por uma forma diferente de ver a cultura de um país. Basta uma mudança na escrita para nos fazer pensar na cultura dos outros países.
____________________________________________________________________________
Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida
Nome(s):Thayanara Macedo, Thiago Serafim, Jéssica Silva, Nathane Pereira, Nathalia Pereira
Turma: 3ª F



Entenda a reforma ortográfica


Linguiça e vôo, _ são assim que essas palavras serão escritas, a partir de janeiro, pois a implantação da nova reforma ortográfica propõe a eliminação do trema, uma vez que este já estava no corredor da morte há muito tempo, além de outras alterações na língua portuguesa.
O acordo formatado em 1991, inicialmente contava apenas com a ratificação do Brasil e Cabo Verde e necessitava da ratificação de três países de CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Então, em dezembro de 2006, São Tomé e Príncipe deu sua assinatura ao tratado.
O “x” da questão é que Portugal nação mãe da língua, não ratificou o acordo, e segundo o conselheiro cultural da embaixada de Portugal em Brasília, Adriano Jordão, Portugal ainda não “cedeu por questões jurídicas, e contesta que o acordo possa entrar em vigor com apenas de três países em oito”.

quinta-feira, 26 de março de 2009

quarta-feira, 25 de março de 2009

Os incríveis anos 60

A professora Aguimar juntamente com alunos e dinamizadores desenvolve o projeto "Os incríveis anos 60", como parte deste projeto apresentamos um vídeo dos alunos da 2ª Série A - Matutino, que retrata a política, os conflitos e a vida social de políticos deste período.


Dinamizadora: Marta Martins

sexta-feira, 13 de março de 2009

quinta-feira, 12 de março de 2009

Projeto: Reforma ortográfica

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
As novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009, e de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haverá um período de transição até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova.



Acento agudo no u forte
Desaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar:
averigúe averigue
apazigúe apazigue
ele argúi ele argui
enxagúe você enxague você





Professora: Aguimar Castro
Turma: Vespertino

Dinamizadora: Luzia Keller

terça-feira, 10 de março de 2009

Projeto: Reforma ortográfica

Mudanças nas regras de acentuação


1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).

Como era Como fica
alcalóide alcaloide
alcatéia alcateia
andróide androide
apóia (verbo apoiar) apoia
apóio (verbo apoiar) apoio


Atenção:

Essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.

2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.
Como era Como fica

baiúca baiuca
bocaiúva bocaiuva
cauíla cauila
feiúra feiura

Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece.
Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

3. Não se usa mais o acento das palavras
terminadas em êem e ôo(s).
Como era Como fica
abençôo abençoo
crêem (verbo crer) creem
dêem (verbo dar) deem
dôo (verbo doar) doo
enjôo enjoo
lêem (verbo ler) leem
magôo (verbo magoar) magoo



4. Não se usa mais o acento que diferenciavaos pares pára/para, péla(s)/ pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
Como era Como fi ca
Ele pára o carro. Ele para o carro.
Ele foi ao pólo Norte. Ele foi ao polo Norte.
Ele gosta de jogar pólo. Ele gosta de jogar polo.
Comi uma pêra. Comi uma pera.
Atenção:
Permanece o acento diferencial em pôde/pode.
Pôde é a forma do passado do verbo poder
(pretérito perfeito do indicativo), na 3a
pessoa do singular.
Pode é a forma do presente do indicativo, na 3a
pessoa do singular.
Professora: Luzia Marina Keller Morlóc
Turmas: 1º A e B 2º F

Pesquisa na biblioteca


Os alunos do 9º Ano - Noturno estiveram na biblioteca do colégio desenvolvendo uma pesquisa sobre os fatos que transformaram o mundo, e o reoganizou em uma "Nova Ordem Mundial" entre eles as duas grandes Guerras Mundiais.
Este trabalho foi realizado durante as aulas de Geografia, com a coordenação das professoras Marta e Ana Paula.
Dinamizador: Marcos

sexta-feira, 6 de março de 2009

Bingo em libras




A professora Dinorá desenvolve um projeto que visa envolver todos alunos (ouvintes e não ouvintes).


No bingo em libras, o intérprete Vinicius faz o sinal da letra e o aluno marca na cartela se tiver a letra. É uma forma divertida e descontraida de memorizar as letras e facilitar a comunicação.
Dinamizadora Marta - Matutino


quarta-feira, 4 de março de 2009

Mulher e Poesia

Rachel de Queiroz
"[...] tento, com a maior insistência, embora com tão precário resultado (como se tornou evidente), incorporara linguagem que falo e escuto no meu ambiente nativo àlíngua com que ganho a vida nas folhas impressas. Nãoque o faça por novidade, apenas por necessidade. Meu parente José de Alencar quase um século atrás viviabrigando por isso e fez escola."













Cora Coralina
Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889Goiânia, 10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira.
Mulher simples,
doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.








(Romanceiro da Inconfidência)










Projeto: Mulher X Poesia. Pesquisa sobre escritoras brasileiras e goianas.
Professora: Sirlene Ricardo de Avila
Turmas: 6ºA/B/7ºA/B/C Vespertino
Dinamizadora: Luzia Keller