segunda-feira, 23 de junho de 2008

Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Eletrostática - Gerador Van de Graaff


Professora Msc: Marcile Gomes
Laboratório de Ciências
Turmas: 3ºs anos Matutino
Dinamizadora: Luzia Keller


Seu layout básico consiste em:1. um domo ou cúpula de descarga;2. uma coluna de apoio;3. dois roletes (superior e inferior);4. dois pentes metálicos (superior e inferior);5. uma correia transportadora; e6. uma base para alojar o motor elétrico, fixar a coluna e o pente inferior.
A descrição que damos a seguir prende-se ao fato de que mesmo um pequeno gerador (construído com razoáveis cuidados) deverá prover, numa Feira de Ciências ou em salas de aula, horas de entretenimento e proveitosas experiências complementares.

Festa Junina

domingo, 22 de junho de 2008

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Arraiá do Zezão







O mito da Caverna

O MITO DA CAVERNA
Platão criou uma alegoria, conhecida como mito da caverna, que serve para explicar a evolução do processo do conhecimento.
Segundo ele, a maioria dos seres humanos se encontra prisioneira de uma caverna, permanecendo de costas para a abertura luminosa e de frente para a parede escura do fundo. Devido a uma luz que entra na caverna, o prisioneiro contempla na parede escura do fundo as projeções do seres humanos que compõem a realidade. Acostumados a ver somente essas projeções, assume a ilusão que vê, as sombras do real, como se fosse à verdadeira realidade.
Se escapasse da caverna e alcançasse o mundo luminoso da realidade, ficaria livre da ilusão. Mas, estando acostumado às sombras, às ilusões, teria de habituar os olhos às visão do real: primeiro olharia as estrelas da noite, depois as imagens das coisas refletidas nas águas tranqüilas, até que pudesse encarar diretamente o Sol e enxergar a fonte de toda a luminosidade.

No mito da caverna, qual a imagem que Platão faz do povo em geral? E você concorda ou discorda com ele? Por quê?
Essa é uma enquete da comunidade do orkut FiL Sol JCA.

Arraiá do Zezão







terça-feira, 17 de junho de 2008

sexta-feira, 6 de junho de 2008

A sexualidade no Romantismo: Confrontar a visão do sexo no séc. XIX e atualidade.


Professora: Sirlene
Língua Portuguesa
2º Anos - Matutino "E, F e G"
Analista convidado: Dr. Venerando Martins
Professora de recursos: Profª Dalva
Assistentes sociais do ensino especial (Fonoaudiologas)
Coordenadora pedagógica: Profª Tanildes
Data: 29/05/2008
Dinamizadora: Profª Marta


Realizada uma análise da obra literária "Lucíola" de José de Alencar. Tema: A sexualidade no Romantismo: Confrontar a visão literária do séc. XIX e atualidade.
Os recursos visuais foram utilizados, para engrandecer o evento, pois são salas inclusivas.

Pauta do debate:
- Apreciação dos desenhos realizados pelos alunos dos personagens do livro;
- Exposição de obras de José de Alencar;
-Perguntas preparadas pelos alunos às alunas, referente à obra;
- Discussão das questões em pauta;
- Apresentação de idéias do analista de suas experiências com a leitura.