quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vidrarias

Professor: Sebastião Destefano
Disciplina: Química
Turma: 2º "H" Vespertino
Dinamizadora: Luzia Keller


BECKER
É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.

BURETA COM TORNEIRA DE VIDRO OU TEFLON
Aparelho utilizado em análises volumétricas não tão precisas. Apresenta tubo de parede uniforme para assegurar a tolerância estipulada com exatidão e gravação permanente em linhas bem delineadas afim de facilitar a leitura de volume escoado.

CADINHO
Peça geralmente de porcelana cuja utilidade é aquecer substâncias a seco, podendo fundi-las, e com grande intensidade de calor (acima de 500°C), por isto pode ser levado diretamente ao bico de bunsen. Pode ser feito de ferro, chumbo, platina e porcelana.

CÁPSULA DE PORCELANA
Peça de porcelana usada para evaporar líquidos das soluções e na secagem de substâncias. Podem ser utilizadas em estufas desde que se respeite o limite de no máx. 500°C

CONDENSADOR
Utilizado na destilação, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos. Os mais comuns são os de Liebig, como o da figura ao lado, mas há também o de bolas e serpentina.

Vidrarias

Professor: Sebastião Destefano
Disciplina: Química
Turma: 2º "H" Vespertino
Dinamizadora: Luzia Keller

VIDRARIAS E OUTROS EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO:



ALMOFARIZ COM PISTILO
Usado na trituração e pulverização de sólidos em pequena escala.

BALÃO DE FUNDO CHATO
Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.

BALÃO DE FUNDO REDONDO
Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um rotaevaporador.

BALÃO VOLUMÉTRICO
Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório

Numeros racionais e iracionais?

Professroa: Ana Paula
Disciplina: Matemática
Turma: 7º "B" Vespertino
Dinamizadora: Luzia Keller
Numeros racionais e iracionais?

Números racionais são todos aqueles que podem ser colocados na forma de fração. Assim sendo são racionais:-Todos os números naturais ( 0, 1, 2 ,...)-Todos números inteiros positivos ou nulo ( os naturais) -Todos números inteiros negativos ( -1, -2 , -3 , ...)-Todas as frações positivas ou negativas ( 3/4, 7/2, -5/8,...)-Todos os decimais exatos ( 4,2 ; 43,4 ; -5,34 )-Todas as dízimas periódicas simples ( 2,333... ; -0,444...)-Todas as dízimas periódicas compostas ( 1,9888... ;4,98777... ; -67,0222... ; 35,8555... ; -3,04777... )Ou seja quase todos os tipos de números.Agora são números irracionais:-Todas dízimas não periódicas ( 4,892346521093... ;51,345678901...)-O número pi = 3,l4l5l9...-As raízes cuja solução não exata é uma dízima não periódica ( Raiz quadrada de 2, por exemplo, que é1,4242... )

Números Reais

Professroa: Ana Paula
Disciplina: Matemática
Turma: 7º "B" Vespertino
Dinamizadora: Luzia Keller



Números Reais



Para chegarmos ao estudo dos números reais, temos que ter passado pelos números: naturais, inteiros, racionais e irracionais. Pois o conjunto dos números reais é a união do conjunto dos racionais com os irracionais. R = Q U I Sendo que Q ∩ I = , pois se um número é racional ele não é irracional e vice-versa. Sabemos que N Z Q
Alem desses subconjuntos, o conjunto dos reais tem mais alguns importantes subconjuntos: R* -------- conjunto dos números reais não nulos.

R+ -------- conjunto dos números reais positivos e o zero.

R*+ ------- conjunto dos números reais positivos.

R - -------- conjunto dos números reais negativos e o zero.

R*- -------- conjunto dos números reais negativos menos o zero

John Dalton ( Modelo da bola de bilhar )


Professor: Sebastião Destefano
Disciplina: Química
Turma: 1º "I" Vespertino
Dinamizadora: Luzia Keller

John Dalton ( Modelo da bola de bilhar )

O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton foi o criador da primeira teoria atômica moderna na passagem do século XVIII para o século XIX.
Em
1803 Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids, (Absorção de gases pela água e outros líquidos), neste delineou os princípios de seu modelo atômico.
Segundo Dalton:
Átomos de
elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si.
Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de
peso invariável.
Átomos são
partículas maciças, indivisíveis e esféricas formadoras da matéria.
Nas
reações químicas, os átomos permanecem inalterados.
Na formação dos
compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.
O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
Em
1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
Em
1810 foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia química), nesse trabalho havia testes que provavam suas observações, como a lei das pressões parciais, chamada de Lei de Dalton, entre outras relativas à constituição da matéria.

Modelo atômico

Professor: Sebastião Destefano
Disciplina: Química
Turma: 1º "I" Vespertino
Dinamizadora: Luzia Keller


Modelo Atômico

Muitas são as teorias sobre a estrutura atômica da matéria, ou modelo atômico. Atualmente, é o
Modelo da Mecânica Quântica ou da Mecânica Ondulatória ou Modelo Orbital ou da Nuvem Electrónica aceito para definir a estrutura atômica.
Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegar-se-ía num ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa indivisíveis, em grego. Foi quando surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo.
Parmênides propôs a teoria da unidade e imutabilidade do ser, esta, estava em constante mutação através dos postulados de Heráclito.
O atomismo foi a teoria cujas intuições mais se aproximaram das modernas concepções científicas sobre o modelo atômico.

terça-feira, 22 de abril de 2008

A conexão entre números racionais e números reais

Professora: Ana Paula
Disciplina: Matemática
Turma: 7º "A" Vespertino
Dinamizadora: Luzia Keller
A conexão entre números racionais e números reais
Um fato importante que relaciona os números racionais com os números reais é que todo número real que pode ser escrito como uma dízima periódica é um número racional. Isto significa que podemos transformar uma dízima periódica em uma fração.
O processo para realizar esta tarefa será mostrado na sequência com alguns exemplos numéricos. Para pessoas interessadas num estudo mais aprofundado sobre a justificativa para o que fazemos na sequência, deve-se aprofundar o estudo de séries geométricas no âmbito do Ensino Médio ou mesmo estudar números racionais do ponto de vista do Cálculo Diferencial e Integral ou da Análise na Reta no âmbito do Ensino Superior.

Números Racionais

Professora: Ana Paula Campos Cabral
Disciplina: Matemática
Turma: 7º "A" Vespertino
Dinamizadora: Luzia Keller
Um número racional é o que pode ser escrito na forma
m
n

onde m e n são números inteiros, sendo que n deve ser não nulo, isto é, n deve ser diferente de zero. Frequentemente usamos m/n para significar a divisão de m por n. Quando não existe possibilidade de divisão, simplesmente usamos uma letra como q para entender que este número é um número racional.

Como podemos observar, números racionais podem ser obtidos através da razão (em Latim: ratio=razão=divisão=quociente) entre dois números inteiros, razão pela qual, o conjunto de todos os números racionais é denotado por Q. Assim, é comum encontrarmos na literatura a notação:

Q = {m/n : m e n em Z, n diferente de zero}

Quando há interesse, indicamos Q+ para entender o conjunto dos números racionais positivos e Q_ o conjunto dos números racionais negativos. O número zero é também um número racional.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mulheres no Trânsito.

http://www.youtube.com/watch?v=DNxXT0PaZ6w

Mulheres no Trânsito.

PROJETO Mulheres no Trânsito
Aluno: Matheus Henrique
Série: 2 ª D Matutino
Professora: Aguimar Conceição Siqueira Castro Leite
Elas já são caminhoneiras, taxistas e motoristas de ônibus e recebem elogios pelo bomcomportamentoDo adeus aos espartilhos à conquista do direito ao voto, em 1932, muita coisamudou. As mulheres já superam o número de trabalhadores do sexo masculino em muitasorganizações e é cada vez mais comum ver cargos de chefia em mãos femininas. Asconquistas pessoais e profissionais obtidas ao longo dos tempos estendem-se ao trânsito.

Há dez anos, elas eram apenas 421.423 dos 2.091.064 de condutores registrados no Paraná. Hoje, somam 899.302, um crescimento de 113%. Apesar de ainda serem a minoria(são 27,72% dos motoristas cadastrados no Detran/PR).As mulheres conquistam cada vezmais espaço neste ambiente historicamente masculino.O trânsito sempre esteve relacionado ao sexo masculino, em função, rincipalmente, da força que os primeiros automóveis exigiam do motorista.
Temos aqui um depoimento da Senhora,Neide Mary Senger, 64 anos: “Eu tive que aprender a dirigir pegando o carro do meu maridoescondido, porque na época diziam que homem que deixava mulher aprender a dirigir perdia amulher e o carro”.
Hoje, de acordo com a psicóloga Neuza Corassa: A praticidade e a cautela, são as principais características das motoristas, Enquanto a auto-afirmação e a competitividade são as dos motoristas.
As ESTATÍSTICAS mostram a maior prudência das motoristas: Em 2005, 7.730 condutoras se envolveram em acidentes com vítimas em todo o Paraná, contra 52.082 condutores. Ou seja, apesar das mulheres serem 27,72% dos condutores do Estado, elas são responsáveis por apenas 12,34% dos acidentes.

Elas Pilotam...
A mulher vem, ao longo dos tempos, conquistando seu espaço e quebrando barreiras no mercado de trabalho. Entrevistamos três mulheres responsáveis pelo deslocamento dentro de Belo Horizonte e nas estradas do nosso país, fato inusitado que para ilustrar o espaço que elas ocupam em uma profissão geralmente exercida por homens.Paixão pelo que fazem é o que marca a personalidade da Edvalnine (maquinista do metrô de Belo Horizonte), Maria do Carmo (motorista do transporte coletivo urbano) e Ana Cristina Cândido (motorista do transporte rodoviário).
É evidente que o número de mulheres no trânsito ainda é inferior ao dos homens. Pesquisas recentes provaram que 53% da população são mulheres, e apenas 29% possuem carteira de habilitação. Dos acidentes fatais que acontecem em estradas e nas cidades, os homens são responsáveis por 90%, sendo a participação da mulher de apenas 10%, nestes casos.

A Verdadeira historia da Mulher Conta uma lenda que no princípio do mundo, quando deus decidiu criar a mulher, viu que tinha esgotado todos os materiais sólidos no homem e não tinha mais do que dispor. Diante deste dilema e depois de uma profunda meditação, fez o seguinte: Pegou a forma arredondada da lua, as suaves curvas das ondas, a terna aderência das bromélias, o trêmulo movimento das folhas, a forma, o amoroso olhas do cervo, a alegria do raio de sol e as gotas do choro das nuvens. Cuida-te quando fazer chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem; não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser AMADA. Assim deus criou a mulher e através dela deu o amor ao mundo!