segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Lineus

Nome: Adrielle Martins Ribeiro
Maria Zilma Ribeiro da Luz
Série: Turma: H Professora: Flávia

Um Marco na Taxionomia
Mais conhecido como Lineus



Nascido em 1707-1778, conhecido como Carolus Linnalus viveu em Rashult, no sul da província de Smaland na Suécia.
Desde tenra idade conviveu em um meio de descobertas botânicas, seu principal referencial foi Nils, pastor lutarano, seu pai, cultivador de plantas e grande amoroso delas. Linus cresceu e cultivou tais idéias, conhecendo-as e logo afinizando-se com o meio científico.
Sua história de vida baseou-se fundamentalmente na evolução escolar (ingressar na escola aos 9 anos, e com 17 o segundo grau) a qual tinha como foco o fundo religioso, porém não era esta a verdadeira aptidão adotada por Carl, mas sim a CIÊNCIA BOTÂNICA.

Carl decepcionou os seus pais quando mostrou não ter aptidão nem desejo para exercer actividades eclesiásticas. No entanto, consolou de alguma maneira a família, quando entrou para a universidade de Lund em 1727 para estudar medicina. Um ano mais tarde, transferiu-se para a universidade de Uppsala, a universidade mais prestigiada da Suécia. Entretanto, as suas actividades médicas eram negligenciadas, pois a maioria do tempo de Lineu em Uppsala era gasto a coleccionar e estudar plantas, sua verdadeira paixão.Nessa época, a botânica fazia parte do curriculum de medicina, pois cada médico tinha que preparar e prescrever drogas derivadas de plantas medicinais. Mesmo trabalhando nesta área, Lineu teve sempre como objectivo desenvolver o seu sistema de classificação de organismos. Classificando as espécies empiricamente, estabeleceu o moderno sistema de nomenclatura binomial (para cada organismo, nome do género e nome da espécie em latim). O seu sistema de nomeação tem origem em Casper Bauhin, mas Lineu deu-lhe uma base teórica, criando o moderno sistema de Reinos, Classes, Géneros e Espécies, substituindo e adaptando o anterior sistema de John Ray.

Sempre com o objectivo de desenvolver o seu sistema de classificação, apesar de se encontrar com grandes dificuldades financeiras, Lineu organizou uma expedição botânica e etnográfica à Lapónia em 1731 e outra à Suécia central em 1734. Foi à Holanda em 1735, terminou rapidamente o seu curso de medicina na universidade de Harderwijk, e matriculou-se na universidade de Leiden para estudos complementares. Nesse mesmo ano publicou a primeira edição do seu sistema de classificação de seres vivos, o Systema Naturae.
Durante estes anos, encontrou-se ou correspondeu-se com os mais afamados botânicos da Europa, continuando sempre a desenvolver o seu esquema da classificação, publicando em 1737 o seu trabalho, Genera Plantarum. De volta à Suécia, em 1738, praticou medicina e ensinou em Estocolmo, antes de lhe ser concedida uma bolsa em Uppsala em 1741, onde restaurou o jardim botânico da universidade, "arrumando" as plantas de acordo com o seu sistema da classificação, inspirando com a sua paixão pela botânica, uma geração de estudantes. Vários estudantes de Lineu acompanharam, como naturalistas o Capitão Cook nas suas viagens, incluindo uma a Botany Bay em 1770. Lineu continuou a rever o seu Systema Naturae, que cresceu de um simples panfleto a um trabalho multivolume, em virtude dos seus conceitos terem sido modificados ao longo do tempo e de lhe terem sido enviados de todo o mundo inúmeros exemplares das mais variadas espécies de animais e plantas. Publicou em 1730 Classes Plantarum, em 1751 Philosophia Botanica, em 1753 Species Plantarum e em 1763 Genera Morborum.
Conseguiu simultaneamente exercer medicina, tendo sido médico de alguns membros da família real sueca. Em 1761 foi distinguido com o título de nobre, transformando-se em Carl von Linné. No entanto, e apesar de tudo o que conseguiu fazer, os seus derradeiros anos foram marcados pela depressão e pessimismo; morrendo na sequência de uma trombose, em 1778. A Linnaean Society, foi fundada em 1778, com o objectivo de dar continuidade ao seu trabalho.

Nenhum comentário: