quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Lineu o pai da taxonomia

Aluno: Daniel Série: 2 série Ensino médio
Turno: vespertino
Professora: Flávia
Dinamizadora: Luzia Keller

Lineu amava profundamente a natureza, e sempre se deslumbrava com as maravilhas do mundo dos seres vivos. Suas crenças religiosas o conduziu até a teologia natural, uma escola de pensamento muito antiga, porém que estava muito em moda em 1700: Já que Deus criou o mundo, é possível compreender a sabedoria de Deus estudando sua criação. E assim Lineu expressou no prefácio da edição posterior de Systema Naturae: Creationis telluris est gloria Dei ex opere Naturae per Hominem solum - A criação da Terra é a gloria de Deus, tal como somente o Homem o vê pelas obras da Natureza.
A taxonomia vegetal de Lineu se baseava unicamente no número e arranjos dos órgãos reprodutores; a classe de uma planta estava determinada pelos estames e sua ordem por seus pistilos. Isto resultava em muitos agrupamentos que não eram naturais. O mesmo Lineu admitia que isso produzia uma "classificação artificial", não uma natural que leva-se em conta todas as semelhanças e diferencias entre os organismos. Porém como muitos naturalistas de seu tempo Lineu dava grande importância a reprodução sexual das plantas, a qual recentemente havia sido redescoberta.
O que há permanecido do sistema de Lineu é seu método de classificação hierárquica e o uso da nomenclatura binomial. Antes de Lineu, as práticas para nomear as espécies variavam. Muitos biólogos davam uns longos nomes latinos as espécies que eles descreviam, um cientista que comparara as descrições de espécies não poderia dizer a que organismos se referiam esses nomes. Lineu simplificou imensamente o processo, designando com um nome latino para indicar o gênero, e outro como nome "abreviado" para a espécie. Os dois nomes formam o nome binomial. Este sistema binomial se converteu rapidamente no sistema padrão para nomear as espécies.
Lineu foi evolucionista? É verdade que ele abandonou suas primeiras idéias sobre a espécies, e é verdade que a hibridização produz novas espécies de plantas e, em alguns casos de animais. Porém para Lineu o processo de geração de novas espécies não era aberto nem ilimitado. Qualquer nova espécie podiam ter se originado da primae speciei, a espécie original do Jardim do Éden, todavia formava parte do plano de criação de Deus, porque elas haviam estado sempre potencialmente presentes. Lineu notou a luta pela sobrevivência - uma vez disse que a Natureza era uma "tábua de açougueiro" e uma "guerra de todos contra todos". O conceito de evolução aberta, não necessariamente governada por um Plano Divino e sem uma meta predeterminada, nunca ocorreu a Lineu; essa idéia o surpreendeu.


Nenhum comentário: