terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Arte no século XX na Europa


Aluna: Nayara
Série: 3º F Vespertino
Professora: Maria Wilma
Dinamizadora: Luzia Keller


Os movimentos e Tendências Artísticas no século no século XX na Europa.

Nos século XX, mais coisas mudaram, e mais rapidamente do que em qualquer época anterior, e essas transformações se refletiram na arte. O século XX é ímpar pela quantidade de mudanças e experimentos em pintura, escultura e arquitetura. O primeiro grande rompimento ocorreu em 1789 , com a revolução Francesa.
Desde então, os artistas sentiram que os temas aceitos para as obras de arte, como a história, a religião e a mitologia, não faziam necessariamente parte de suas vidas e da experiência que queriam expressar em seus trabalhos. Eles queriam pintar somente o que lhes agradava; essa atitude constitui, realmente, o início da arte moderna. Podia realizar experimentos científicos com a cor, como fez Seurat. Podia tomar partes de uma paisagem ou de uma natureza morta, tal como são vistas pelo olho em movimento, e recombiná-las numa só composição, com fez Cézane; ou fragmentar o tema e voltar a juntá-lo de uma maneira diferente, como fizeram os cubistas. Podia apresentar imagem distorcida por seus próprios sentimentos, como fizeram os expressionistas, ou quase abandonar o tema reconhecível, com fez Kandinsky ao preencher o espaço do quadro com cores e sugestões de objetos para expressar sentimentos e sensações. Tudo isso eram possibilidades. É claro, não eram idéias inteiramente novas.
Mas os artistas do século XX adotaram conscientemente e deliberadamente elementos singulares, que por eles foram descobertos e elAlguém encontrava um nome para o que eles estavam fazendo e isso se convertia em um “movimento”. Por vezes, os movimentos se sucediam rapidamente e os artistas podiam pertencer primeiro a um e depois a outro. Embora os movimentos nem sempre fossem inteiramente distintos, seu caráter individual é bastante claro pra fazer deles a nossa nota dominante para o período. Conhecê-los é uma das maneiras de aprender a apreciar a arte do século XX. aborados, como o princípio fundamental da arte.

Nenhum comentário: